Exploração de recursos naturais


''Usufruir dos recursos naturais faz parte da vida humana, no entanto sem uma gestão de exploração adequada, a natureza ficará comprometida.''

O avanço da ciência e da tecnologia depende da disponibilidade de recursos naturais. O que ocorre na atualidade é que o abuso na exploração de matéria-prima tem causado sérias alterações no equilíbrio natural dos ecossistemas.
A sociedade necessita retirar da natureza seus meios de subsistência e isso ocorre desde a antiguidade. Com o passar do tempo, as melhorias oferecidas pelos avanços tecnológicos revolucionaram, em muitos aspectos, as condições de vida da população. Ao mesmo tempo o meio ambiente vem sofrendo intensas transformações em ritmo acelerado devido à retirada de seus recursos.
Outro fato que agrava a situação é que, segundo o Censo 2010, em 1950 apenas 1/3 dos brasileiros viviam nas cidades. Hoje, 84% da população vive em áreas urbanas. Além disso, em 60 anos, o Brasil teve um aumento de mais de 140 milhões de habitantes. Com o aumento na concentração da população em centros urbanos e um rápido crescimento demográfico, aumenta também o consumo de bens e serviços. As exigências tornam-se ainda maiores com o incentivo à competitividade de mercado e a cultura do consumismo presente no modelo econômico capitalista.
Extrair recursos naturais não é o problema, mas sim a falta de planejamento no processo de administrar a extração. Com um planejamento de longo prazo, muitos impactos podem ser minimizados e até evitados. A gestão correta deve incluir o conhecimento do local, escolher a tecnologia mais adequada e o estabelecimento de medidas que controlem os danos causados ao meio ambiente.
_________________________________________________________________Referências:
Informações de Domínio Público. O Crescimento da População Brasileira. Disponível em: <http://www.potencialpesquisas.com/downloads/Crescimento_da_Populacao_brasilerira.pdf> Acesso em: 28/06/2012.
ANTONIUS, Pearl Arthur Jules. A exploração de recursos naturais face à sustentabilidade e gestão ambiental: uma reflexão teórico-conceitual. Disponível em: <www.ufpa.br/naea/pdf.php?id=203> Acesso em: 28/06/2012.
 

1 Comment:

Gileuza Gomes disse...

Parabéns, Mara!
Excelente texto. Se o homem tivesse a responsabilidade de planejar o uso dos recursos naturais, o planeta não estaria sofrendo as consequências. Mas ainda há tempo para uma mudança de atitude!

Postar um comentário

 
^ Topo do site